Portuguese Review for Ghost recon: Wildlands


Introdução | 
Com 17 anos de estrada, a série Ghost Recon dá seus primeiros passos entre os jogos de mundo aberto. Valeu a pena esperar? Ele alcançou as expectativas que a Ubisoft criou em nós? Vamos juntos dar uma olhada.

O Bom

  • Falando sobre gráficos, o ambiente é incrivelmente bonito e muito detalhado. Você tem desertos, vales com altas montanhas (algumas cobertas de neve), grandes fazendas e um grande número de pequenas aldeias. Tudo o que você vê no mapa é um lugar possível de ser explorado. A transição entre o dia e noite, sol e chuva também é algo muito bem feito. Você pode viajar através do ar, terra e rios admirando o belo trabalho feito pela Ubisoft. É muito prazeroso pegar um helicóptero ou um avião pequeno para viajar ao redor do mapa só para ver quanto esforço os desenvolvedores colocaram para criar um ambiente que parece vivo. Apenas tenha cuidado para não ser derrubado por uma artilharia antiaérea. ?
  •  Os tiroteios, o coração do jogo, são muito bons. O jogo conta com um grande número de armas que são, de fato, diferentes entre si e inteiramente customizáveis. Você pode levar duas armas entre rifles de assalto, SMGs, LMGs, escopetas e rifles de precisão mais uma pistola em uma combinação que se adapte melhor ao seu estilo de jogo ou às diferentes situações que você vai enfrentar por toda a Bolívia.
  •  Além de suas armas, você também carrega granadas, minas terrestres, granadas isca (na falta de uma tradução melhor para decoy), flashbangs, explosivos e seu novo melhor amigo, um drone. Eu não posso nem descrever o quanto ele vai te ajudar durante todo o jogo, seja marcando os inimigos, fazendo algum barulho para atrair a atenção deles, carregando explosivos ou mesmo curando seus companheiros de equipe. Confie em mim: este é o amigo que você estava procurando.
  •  A progressão no jogo também é muito agradável e é você quem dá o ritmo a ela. Você recebe experiência completando missões, lutando contra inimigos e encontrando no mapa itens específicos que lhe concedem pontos de habilidade. Há uma árvore de habilidades dividida em 6 áreas (Armas, Drone, Itens, Física, Esquadrão e Rebeldes), com diferentes níveis que se abrem à medida que você evolui seu personagem. Exceto pelas habilidades de Rebeldes, você melhora suas habilidades usando pontos de habilidade e recursos que você encontra no mapa. E você encontra estes recursos com certa facilidade, o que faz com que não demore muito para melhorar uma habilidade (com exceção das habilidades de nível mais alto, que exigem uma grande quantidade de recursos para ser liberadas). Para ter acesso e melhorar as habilidades de Rebeldes, você completa missões secundárias especiais indicados no mapa. E há um grande número delas, como qualquer outro jogo de mundo aberto Ubisoft (Assassins Creed mandou lembranças). Mas, novamente, isso é totalmente opcional: é você quem decide o que fazer, podendo chegar ao final do jogo com poucas habilidades adquiridas (o que vai dificultar muito seu trabalho).
  •  O mundo do jogo e a progressão da história são muito convincentes. Através dos muitos trailers exibidos desde que mostrou o jogo pela primeira vez na E3 2015 (com um trailer em estágio pré-alfa que ainda é o meu favorito), a Ubisoft criou uma organização criminosa muito realista, o Cartel Santa Blanca, que você realmente quer derrotar. Fiquei totalmente imerso no mundo do jogo enquanto enfrentava inúmeros inimigos, reunia informações sobre suas operações e derrubava chefes de baixo escalão para alcançar os líderes de cada braço do cartel (produção, distribuição, influência e segurança) e, por fim, seu líder. É um inimigo que eu realmente quero derrubar. Não consigo lembrar de outros jogos que me fizeram sentir isso.
  •  Se você é um lobo solitário, você apreciará o jogo. Mas se você tem amigos com quem jogar, você vai gostar muito mais dele. Ao jogar sozinho, você luta na companhia de três NPCs para quem pode dar ordens simples (como se mover para um lugar que você indica, reagrupar ou eliminar alvos designados) e eles trabalham relativamente bem. Mas se você tiver até três amigos com quem jogar, os NPCs desaparecerão dando lugar a eles. E é assim que o jogo deve ser jogado. Há rumores de que a Ubisoft lançará em breve um DLC gratuito que introduzirá uma área de PVP como a Dark Zone em The Divison para o combate 4×4. Estou ansioso por isso.
  •  Falando sobre a sua equipe de NPCs, apesar de ser limitada no que diz respeito à estratégia, eles parecem vivos: eles conversam entre si, contam piadas e histórias, o que torna suas viagens pelo mapa muito agradáveis.
  •  Como um jogador que busca concluir um jogo 100%, eu aprecio explorar cada pedaço do mapa à procura de colecionáveis, easter eggs e, por que não, para admirar o trabalho dos desenvolvedores. Se você, como eu, gosta de olhar embaixo de cada pedra, eu prometo que você vai gastar um bom tempo com este jogo… especialmente porque existem centenas de pedras esperando por você.
  •  Ghost Recon Wildlands é um jogo que funciona muito bem, seja qual for o seu estilo de jogo: Se você gosta de jogar sorrateiramente, sem matar ninguém, você pode fazê-lo. Se você preferir uma abordagem silenciosa e furtiva, eliminando alvos antes que eles percebam que você está lá, você pode fazer isso também. Se você gosta de ir com tudo para cima dos inimigos, mandando bala tudo e todos em seu caminho, você também pode fazê-lo. Lembre-se apenas de jogar com amigos que tenham o mesmo estilo de jogo que você para evitar confusão.

 Sentimentos mistos

  •  Eu adorei o rádio no jogo. Sua presença em carros, aldeias e bases fazem com que o mundo pareça mais vivo. Durante as primeiras duas ou três horas. Depois, se tora algo repetitivo e irritante, fazendo você querer destruí-los sempre que chega a um novo local. Especialmente quando um certo DJ está falando…
  •  A inteligência dos inimigos funciona muito bem na maior parte do tempo (de acordo com o nível difícil que você está jogando). Mas existem algumas situações que realmente não fazem qualquer sentido. Como quando você acerta com seu rifle de precisão um inimigo há mais de 300m de distância e outro inimigo começa a disparar contra você, sabendo exatamente onde você está escondido.
  •  O sentimento de liberdade no jogo é realmente agradável. Mas às vezes você acaba se realmente perdendo em meio a tanta coisa acontecendo e esquece o que você está procurando. Como quando a Dory, de Procurando Nemo, vê uma pedra. Meu conselho: mantenha-se focado em sua missão atual.
  •  Esta é uma preferência pessoal, mas eu acredito que mais sangue durante o jogo (fora os CGs, que já têm uma boa quantia) seria muito bem-vindo. Algo parecido com Gears of War 4 seria ótimo.
  •  O trabalho de dublagem no jogo ficou ótimo! Joguei ele dublado em português e inglês (metade do tempo em cada). Os personagens principais receberam muita atenção tanto na escolha dos atores que os interpretam quanto na direção da dublagem. Mas há algumas vozes que não se encaixam nos personagens (pense em Anderson “The Spider” Silva, lutador do UFC e você vai entender) e frases que ficaram sem sentido quando traduzidas.

 O não tão bom

  •  Desde o primeiro Watchdogs, a Ubisoft tem trabalhado muito para melhorar a sensação de direção em seus jogos. E melhorou muito, eu admito. Mas eles ainda têm um longo caminho a percorrer para que isso se torne algo agradável. Talvez os desenvolvedores GTA devam começar a dar aulas de direção.
  •  Controlar carros é aceitável. Mas controlar helicópteros…. É realmente difícil mantê-los voando em linha reta. Sem mencionar quando você precisa fazer manobras rápidas. Meu conselho: Use-os apenas quando você realmente precisa. E evite combater outros helicópteros enquanto estiver voando com um.
  • Mesmo sendo um jogo verdadeiramente surpreendente, você vai acabar se cansando do ritmo dele (recolher informações, matar alvos menores para ter acesso aos maiores). Especialmente quando se joga sozinho. Então, tente obter um bom grupo de Ghots para tornar esta viagem a mais agradável possível.

Nota e conclusões

90+

A Ubisoft conseguiu mais uma vez: criou um mundo verdadeiramente vivo e com jogabilidade primorosa! Com um modo PVP que será disponibilizado em breve e alguns DLCs já programados para prolongar a vida do jogo, eu realmente espero que todos tenham a oportunidade de desfrutar do jogo e bagunçar os planos de El Sueño.